COMO FUNCIONA?

Kasa Kaiada

Nossa busca da formação de Designer de Interiores visa justamente contribuir para que as pessoas vivam ou trabalhem em ambientes bonitos, agradáveis, acolhedores, funcionais, organizados e que reflitam sua personalidade.

O mercado oferece muitas opções de materiais, móveis, revestimentos. Como criar um ambiente adequado? São apenas os produtos com design consagrados que atendem a este objetivo? É necessário um robusto investimento para construir um ambiente bonito?

O papel do designer de interiores é entender o desejo do cliente, sua personalidade, e traduzir através de um projeto esta intenção. Isso significa acomodar um ambiente onde as cores, os materiais, os móveis novos ou antigos, os afetos e a história do usuário estejam unidos harmonicamente. A técnica ensina criar a harmonia. A sensibilidade ajuda a revelar o desejo.

Este é um trabalho que considera, ainda, que o belo e bem elaborado não pode ser inacessível. O direito à beleza e funcionalidade é universal, e, portanto, cada projeto deve estar adequado às possibilidades de realização. E mais, reutilizar, reformar, buscar materiais com preços acessíveis sem prejuízo da qualidade, fazem parte do desafio permanente que é a elaboração de um projeto e a criação de um ambiente.

O nosso jeito
“Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos…
Netos, pros vizinhos…”
Carlos Drumonnd De Andrade
Nosso processo

Cada etapa e como funciona

1 Iniciando o projeto

Os primeiros contatos com o cliente são decisivos para o sucesso do projeto. É o momento do encontro, do conhecimento das necessidades e desejos, do gosto e estilo do usuário que se refletirá no espaço que será projetado. É também quando é conhecido o espaço a ser trabalhado (medidas, iluminação natural, recursos já existentes)

Este momento “pré-projeto” vai ser traduzido em um briefing, onde estará exposto as pretensões e necessidades do cliente e as condições do espaço a ser trabalhado. Este briefing é apresentado para o cliente, e será com base nele que se dará o próximo passo inicial.

Com base nestes dados, será oferecido ao cliente, para conhecimento e escolhas preliminares, uma série de imagens que deverão representar a “idéia” do projeto, as inspirações e alternativas dentro da solução proposta.
A partir deste momento inicial é que se passa a elaboração do projeto.

2 Anteprojeto

Este é o passo inicial da elaboração do projeto.
Em primeiro lugar, com base nos dados até então reunidos, é feito um estudo preliminar, com uma sugestão de layout com as propostas de setorizações, fluxo de movimento, mobiliário, e outras intervenções que sejam indicadas para o espaço. Este estudo preliminar é apresentado ao cliente, e colhidas suas impressões e/ou sugestões e solicitações.
 
A partir do resultado do exame do estudo preliminar, será elaborado o anteprojeto, onde fica definido a paleta de cores, o mobiliário, revestimentos, iluminação, paisagismo e todos os elementos que comporão o ambiente. O anteprojeto é apresentado para o cliente, para aprovação e finalmente inicia a etapa do projeto executivo.

3 Projeto executivo​

O projeto executivo consiste no projeto com todo o detalhamento necessário. As plantas serão apresentadas com os cortes e as vistas, e terão discriminados instalações elétricas, colocação e definição de mobiliário, acessórios, cores sugeridas e tipo de revestimentos e todas as demais especificações.
 
Quando estiver incluído algum projeto de marcenaria, também estará será detalhado para a execução.
E, por fim, o projeto é acompanhado pelo orçamento constando todos os itens inclusos no projeto, com as referidas medidas e quantidades quando for o caso, inclusive mão de obra.

Com a entrega do projeto executivo encerra a atividade. O cliente tem condições de tornar realidade aquele projeto, pois tem todos os elementos para tanto.

No entanto, muitas vezes os clientes optam por solicitar que o designer que elaborou o projeto também acompanhe sua execução, seja porque não ficam à vontade com obras, ou não tem tempo para se dedicar a este acompanhamento ou qualquer outro motivo, Esta etapa, que é opcional, poderá ser proposta e ajustada desde o início, ou apenas quando do recebimento do projeto executivo.